Este livro é o único guia jurídico de tokenização atualmente disponível no mercado, criado especialmente para empreendedores e advogados que precisam entender como tokenizar bens ou serviços de acordo com a Lei.
Trata-se de oportunidade única de aprender a realizar projetos de tokenização imobiliária, tokenização de valores mobiliários, criação de NFTs, dentre outros, em conformidade com as principais Leis vigentes no Brasil e no mundo.
Este livro responde uma série de perguntas costumeiramente feitas por interessados em tokenização, a exemplo das seguintes:
Como tokenizo um bem sem que seja considerado valor mobiliário?
É possível realizar tokenização imobiliária no Brasil de acordo com a Lei?
Qual a definição jurídica de criptomoedas, nfts, dentre outras espécies de criptoativos?
O que são contratos derivativos? Posso tokenizar esse tipo de contrato?
Por que a economia será tokenizada?
Sou advogado, o que preciso saber para atender um cliente que quer tokenizar bens?
Quais são os elementos fundamentais de um processo de tokenização?
Há alguma relação jurídica entre Bitcoin e lavagem de dinheiro?
A VISA quer o fim do cartão de crédito físico, porque prevê que tudo será tokenizado, conforme matéria da revista EXAME. Já o Presidente do Banco Central do Brasil quer tokenizar o Real porque afirmou que estamos migrando para uma economia tokenizada.
Logo, se você ainda não sabe o que é tokenização, e principalmente não sabe como tokenizar algo de acordo Lei, então este livro é para você
Este livro é o único guia jurídico atualmente disponível no mercado, feito tanto para empreendedores quanto para advogados que querem entender como tokenizar ou negociar bens ou serviços tokenizados de acordo com a Lei.
Trata-se de oportunidade única de aprender de forma objetiva e aprofundada sobre como realizar projetos de tokenização imobiliária, tokenização de valores mobiliários, criação de NFTs, dentre outros envolvendo tokens ou criptomoedas em conformidade com as principais legislações vigentes no mundo sobre o tema.
Criadores do primeiro escritório de advocacia do Brasil especializado em Direito para processos de tokenização, DeFi e Web3.
Advogado e Programador. Publicou dois livros sobre criptoativos pela editora Tirant Lo Blanch, três artigos sobre Direito e Economia na Revista da Procuradoria Geral do Banco Central, três artigos no Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais sobre Direito Penal e Penal Econômico, um artigo sobre Direito e Economia Monetária na Revista de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Participou de duas obras coletivas sobre Direito e Tecnologia publicadas pela Escola Superior de Advocacia, tendo escrito um artigo sobre Direito e Internet das Coisas e outro sobre a criptomoeda Cardano.
Publicou mais de 16 artigos no portal jurídico Conjur do Jornal o Estado de São Paulo, dentre outros.
Um de seus livros sobre criptoativos consta da bibliografia selecionada do Superior Tribunal de Justiça sobre criptomoedas.
Outro foi adquirido pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.
Foi um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico, tendo um artigo na primeira publicação desse instituto.
Criador do canal DeFi Brasil, um dos primeiros canais no youtube voltado ao ensino de programação sobre criptoativos para brasileiros.
Prestou assessoria jurídica e tecnológica para Elias Oyxabaten, idealizador da primeira criptomoeda mundial indígena transcultural.
Foi citado no livro o Futuro dos Contratos do advogado Caio Sanas como um dos primeiros advogados a utilizar smart contracts.
Desde 2017 presta consultoria jurídica e tecnológica para empresas brasileiras e do exterior interessadas no desenvolvimento de projetos que utilizem blockchain, smart contracts e criptoativos.
Realizou várias palestras sobre blockchain, tokenização e DeFi, tanto para entes privados quanto governamentais, como Sebrae, Furnas, Escola de Governo do Rio Grande do Sul, ICOLAB, BlockchainRio, OAB/PR, CELEPAR, VIVO, Unisinos, Universidade de São Paulo, dentre outras instituições.
Foi professor de Direito e Processo Penal na Universidade Tuiuti do Paraná.
Seus livros e artigos são costumeiramente citados em teses de doutorado e mestrado, integram bibliografia de graduações tecnológicas de Blockchain, como a da Unisul, bem como de cursos de extensão em direito digital, a exemplo do promovido pela USP.
De 2010 a 2012 representou no Brasil a Single Global Currency Association, entidade internacional voltada à divulgação dos benefícios do uso de uma moeda mundial.
Já concedeu diversas entrevistas sobre criptoativos para órgãos da imprensa como a Revista Exame, Época Negócios, Portal G1, dentre outros.
Foi professor da primeira turma de finanças descentralizadas do Brasil em nível de pós-graduação no MBA da EA Banking School, tendo lecionado ainda programação aplicada à blockchain, além de outras disciplinas relacionadas aos criptoativos na Faculdade Unyleya.
É colunista da Revista Perfil onde escreve ao lado de Marcella Zorzo sobre tokenização e web3.
Advogada e empresária com larga experiência no setor do agronegócio e no uso empresarial das mídias sociais para desenvolvimento e expansão de negócios.
Especialista na estruturação jurídica e econômica de business models, mediante uso de holdings e de outras estruturas empresariais sofisticadas.
É uma das personalidades do meio empresarial e político a integrar o Livro Cast, juntamente com Luiz Barsi Neto, Eduardo Reis, Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, dentre outros
Membro da Abraccos ( Associação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores do Brasil).
Colunista e articulista da Revista Perfil, onde escreve sobre tokenização e web3.
Há anos ajuda empresárias dos mais variados setores da economia a obterem sucesso em suas respectivas carreiras, por meio de mentorias assertivas e individualizadas.
Há sete anos é convidada a participar como palestrante e influenciadora digital nos eventos mais importantes do Brasil de empreendedorismo e networking nas áreas de e-commerce, inovação, construção civil, agronegócio e indústria da moda.
É presença frequente em programas de rádio e televisão na região de Santa Catarina.
“Quando bancos e fintechs disputam os mesmos clientes com serviços semelhantes e assumindo riscos semelhantes , eles devem ser regulados de maneira semelhante: “mesmo risco, mesma regulamentação”.
Lançado o primeiro livro jurídico
do Brasil sobre tokenização também voltado a empresários
Advogados lançam o primeiro livro específico para análise jurídica de projetos de tokenização de bens e direitos
Lançado o primeiro livro jurídico
do Brasil sobre tokenização também voltado a empresários
Advogados lançam o primeiro livro específico para análise jurídica de projetos de tokenização de bens e direitos
O direito e tecnologia se encontraram no RJ
Coautores do livro “ O Guia Jurídico da Tokenização”
Coautores do livro “ O Guia Jurídico da Tokenização”
Coautores do livro “ O Guia Jurídico da Tokenização”
Adquira O Guia Jurídico da Tokenização – e-book!
Receba em sua casa O Guia Jurídico da Tokenização – Livro Físico!